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Banco do Nordeste: Solução robusta e inteligente de segurança de dados para trabalho remoto.

 

 

Com solução robusta, BNB renova parque computacional e reforça segurança de dados para o trabalho remoto.

 

O trabalho remoto durante a pandemia da Covid-19 foi uma realidade para a grande maioria das empresas. Neste contexto, manter a segurança dos ambientes de dados das organizações tornou-se um desafio. Missão que foi cumprida com sucesso, no caso do Banco do Nordeste (BNB). Graças aos equipamentos da Next Generation Firewall da Palo Alto Networks, uma solução de segurança robusta e inteligente implantada pela Trust Control, o home office foi oferecido a todos os colaboradores da instituição financeira com inspeção de dados e segurança.

Em 2019, antes do mundo entrar em pandemia, o BNB já sentia a necessidade de atualizar seu parque computacional, bem como redefinir a arquitetura de rede que estava muito complexa. Por ser uma instituição de economia mista, é obrigado por lei a elaborar um edital de licitação, o qual foi vencido pela Trust Control, empresa com larga experiência em tratar ambientes de segurança críticos.

Ao iniciar o trabalho, a Trust identificou que havia pouca visibilidade dos incidentes de segurança, o ambiente era heterogêneo, altamente complexo para gerenciar e instável. Além disso, a estrutura apresentava equipamentos legados, ausência de correlações das outras soluções, parte do ambiente estava sem alta disponibilidade e havia ausência de controle do data center.

“Faltava gerenciamento centralizado, o que obrigava o cliente a ter disponível quatro especialistas em várias tecnologias”, afirma Alberto Jorge Brito, CEO da Trust Control. “Além disso, a topologia era confusa, com quatro gerências de firewalls distintos, visibilidade lateral limitada, aumento no número de reclamação dos usuários internos e impactos em outras áreas do Banco”, acrescenta.

Claudio Reginaldo Alexandre, gerente de Ambiente de Segurança Corporativa do BNB, argumenta que diante de um cenário em que a Internet passou a criptografar as comunicações, a inspeção do tráfego e a análise de seu conteúdo tornou-se essencial. “O Banco também estava conduzindo novos projetos de computação em nuvem e os equipamentos da época não permitiam e nem viabilizavam esses projetos. Por fim, era necessário fazer essa troca e essa redefinição da arquitetura rápido”, explica.

Só para se ter uma ideia do tamanho do desafio, caso não fizesse a atualização do seu parque, o problema ameaçaria outras áreas da empresa e até os próprios clientes, como explica Diane Pimentel, gerente de contas da Trust. “Por se tratar de um cliente do mercado financeiro, com especulação política, dados sensíveis, alto controle pelos órgãos de auditoria do Banco Central entre outros, um vazamento de dados ou roubo de informações poderiam gerar um problema grave, como parada nos serviços, desvio de valores, exposição de dados financeiros de milhares de clientes, além da perda financeira e danos na reputação”, explica a gestora.

 

 

Solução

 

Em tempo recorde, foi feita a migração dos novos equipamentos do BNB. 90 dias após a assinatura do contrato, os recursos foram substituídos no parque tecnológico, o que foi considerado um sucesso na avaliação interna do Banco, beneficiando todos os usuários da rede, inclusive clientes.

Como explica Diane Pimentel, a Solução NGFW da Palo Alto Networks proporciona à instituição um gerenciamento centralizado e torna toda a demanda de trabalho de fácil visibilidade. “Trata-se de uma solução líder no mercado de firewall, com o posto de líder do Quadrante Mágico do Gartner em Firewalls de rede corporativos, apontada por vários anos consecutivos e recomendada pelo NSS Labs NGFW Group Test. Ela favorece a implementação de novas políticas de segurança, o que ajuda o time de TI a gerir e executar melhores práticas, reduzindo assim o risco do ambiente do Banco”, pontua a gerente da conta.

A Trust Control destaca que, além de permitir a visibilidade do que acontece nos seus ambientes, o BNB consegue fazer a correlação e investigação de eventos de segurança. Com a solução, o Banco consolidou sete conjuntos de firewalls em dois, diminuiu o número de chamados na área de segurança, aumentou a capacidade de detecção de ameaças zero-day, ampliou o escopo de proteção de seu data center e a proteção de tráfego criptografado e reduziu o tempo de resposta a incidentes. Outra conquista foi ter o time interno focado em apenas uma tecnologia, o que gera mais aproveitamento, qualificação direcionada e possibilidade de consumo de novas tecnologias via SaaS.

Luiz Sucupira Jr, CISO do BNB, observa que uma solução de NGF propicia “uma arquitetura de desenho simplificado e centralizado, recursos para a adoção de outras estratégias, inclusive inovadoras, e uma maior aderência a regulamentação e legislação vigente. Um passo vital e essencial antes de prosseguirmos com as próximas iniciativas do planejamento de segurança da informação”, afirma o gestor.

Com a solução, o Banco do Nordeste conseguiu passar pela pandemia sem paralisar os serviços, mantendo os protocolos de saúde e com a segurança dos meios digitais reforçada, inclusive no home office dos colaboradores. “Sem os equipamentos NGFW da Palo Alto seria uma missão difícil viabilizar o cenário necessário”, analisa Claudio Reginaldo Alexandre. “O home office foi oferecido a todos os colaboradores, com inspeção do tráfego e os equipamentos suportaram o volume de acessos com tranquilidade. Além disso, a nova arquitetura, centralizando o gerenciamento dos equipamentos por meio da solução Panorama, facilitou e muito a gestão e permitiu que a área de TI desse continuidade aos seus projetos. Ousaria dizer que foi um verdadeiro benchmarking para o setor financeiro”, afirma o gerente do BNB.

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