Você sabe quais as vulnerabilidades que podem comprometer a segurança da sua empresa?
09 set 2020Com as inovações em computação, crescente acesso das pessoas às tecnologias, ataques cibernéticos e colaboradores trabalhando de casa, cresce também a necessidade de cuidados que as empresas precisam adotar para manter seu ambiente de TI seguro.
Entre essas necessidades estão gestão de vulnerabilidades, segurança e proteção de dados. Com a validação da LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados – é fundamental que sua empresa garanta a proteção e o tratamento dos dados usados.
Mas vamos primeiro entender o que são vulnerabilidades e como elas podem atuar nos seus ativos.
De acordo com a ISO 27000, a portaria de Sistemas de Gestão de Segurança da Informação, as vulnerabilidades são “fraquezas de um ativo que poderia ser potencialmente explorado por uma ou mais ameaças”.
Essas fraquezas podem causar graves danos aos negócios de uma empresa. Elas podem ser geradas através de falhas humanas, parte tecnológica desatualizada ou de forma mal-intencionada.
Falhas humanas
Uma das principais ameaças à segurança da empresa vem de incidentes internos, causados por desatenção, ausência de treinamentos, falta de informações sobre a política de segurança e privacidade da própria empresa, ou até mesmo atividades mal-intencionadas por parte de algum colaborador.
E por vezes, essas vulnerabilidades podem surgir quando os usuários internos executam arquivos maliciosos que facilitam a invasão do sistema e a perda de dados e informações.
Erros de programação
Muitas vezes, o erro pode acontecer devido ao tamanho do buffer, região da memória do sistema reservada para a leitura e escrita de dados, não verificado.
Mídias digitais
As mídias digitais são outro tipo de vulnerabilidade, como pendrives, HDs externos, celulares, entre outros.
O uso de dispositivos externos pode comprometer a confidencialidade e integridade dos sistemas. Os colaboradores devem ser educados para não utilizar dispositivos de mídias não autorizados na corporação.
Softwares desatualizados
O uso de softwares desatualizados é uma grande falha de segurança e expõe o negócio a vulnerabilidades desnecessárias.
Todos os sistemas e programas que rodam em sua empresa devem ser protegidos e atualizados. É preciso estar sempre com a versão mais recente de todos os softwares utilizados.
Problemas de configuração
É necessário que aplicações de segurança, como firewalls, sejam configuradas de forma correta para não deixar brechas para o cibercrime.
Ter servidores mal configurados, ausência de firewall, antivírus e backup, falta de profissionais adequados para gerenciar as estruturas de redes, ausência de controle de acessos dos usuários, pode causar brechas e potencializar a exploração dessas vulnerabilidades
Agora que você entendeu o que são as vulnerabilidades e seus tipos, entenda como fazer a gestão dessas fraquezas, protegendo seu ambiente de TI e as informações dos seus clientes.
Baixe nosso e-book no link abaixo. A Trust Control é sua parceira! Conte conosco para te apoiar na sua gestão.