Os maiores ataques cibernéticos de 2021, até agora, e o que sua empresa pode aprender com eles
15 dez 2021A pandemia da Covid-19 teve um grande impacto mundial tanto na área da saúde quanto nas empresas, que precisaram enfrentar o desafio de manter suas atividades mesmo fora do ambiente formal de trabalho
O trabalho remoto trouxe muitos benefícios e muitos desafios, principalmente no que diz respeito à segurança digital, uma vez que as atividades, nesta nova era, precisaram ser realizadas de forma virtual e segura.
Nesse viés, muitas brechas foram encontradas em ambientes virtuais de trabalho, por isso justifica-se o fato de que 2021 é um dos anos em que mais empresas têm sofrido ataques cibernéticos.
Continue a leitura, e saiba quais foram os maiores ataques cibernéticos de 2021 até agora.
MAIORES CIBERATAQUES DE 2021 ATÉ AGORA
-
Ataque Ransomware
O Ransomware é um malware que usa a criptografia para sequestrar arquivos importantes e exigir dinheiro para devolvê-los à vítima.
Muitas vezes, as empresas que são vítimas desses ataques, pagam pelo resgate dos arquivos, mas não os recebem de volta, o que faz com que tenham enormes prejuízos financeiros, além da perda de dados importantes.
Esse tipo de ataque é bem sofisticado, e costuma mirar em grandes vítimas, como foi o que aconteceu com o Tesouro Nacional que, segundo o Ministério da Economia, sofreu um ataque ransomware, mas que não se sabe se houve ou não o pagamento para o resgate dos arquivos roubados.
-
Phishing
Phishing é um ataque cibernético no qual os hackers enganam as vítimas a partir de disparo de e-mails falsos, mensagens em sites e aplicativos falsos, deixando-os semelhantes aos de empresas conhecidas, a fim de que se possa atrair a vítima. Quanto mais a informação for parecida com a original, mais confiabilidade ele oferece e mais risco o usuário tem de não reconhecer a falsificação.
Até agora, mais de 150 milhões de brasileiros foram vítimas do crime virtual do tipo Phishing, sendo as empresas as maiores prejudicadas com esse tipo de ataque, tendo em vista que o principal objetivo deste crime é roubar dados.
-
Ataque de força bruta
O ataque de força bruta é uma tentativa de decodificação de credenciais, através de quebras de criptografias, onde são feitas várias tentativas de combinações de senhas até encontrar a combinação correta.
Na América Latina, esse tipo de ataque aumentou em 704% nos ambientes de trabalho remoto, devido à falta de planejamento de cibersegurança de muitas empresas, sendo assim, os funcionários remotos foram os principais alvos desses ataques, motivados pela não adoção de controles relacionados a duplo fator de autenticação e conscientização desses colaboradores.
E O QUE SUA EMPRESA PODE APRENDER COM ESSES ATAQUES?
Levando em consideração que agora você sabe quais foram os maiores ataques em 2021 até agora, provavelmente você percebeu que qualquer empresa pode ser vítima de um ataque cibernético, mesmo que ela seja a maior ou melhor do mundo.
Nesse contexto, é de fundamental importância que sua empresa saiba reconhecer possíveis ameaças e crie um planejamento para investir em cibersegurança.
Entretanto, uma vez que uma companhia é vítima de um ataque cibernético, consequentemente aprende lições e entende que:
- Os sistemas e aplicativos devem estar sempre atualizados;
- É necessária a implementação de uma política de segurança para a sua empresa;
- Precisa-se investir em cibersegurança para que os dados da sua empresa fiquem seguros;
- Contar com um especialista é essencial para que a segurança de dados da sua empresa seja adequada ao seu nível de risco;
- Toda e qualquer empresa pode ser vítima de ataque cibernético, porém as que investem em cibersegurança possuem maiores chances de reconhecer e responder ao ataque a tempo de evitar maiores danos.
Como você está atualizado sobre os maiores tipos de ataques cibernéticos vistos em 2021 até agora, provavelmente, você sabe que sua empresa precisa melhorar a segurança de dados, credenciais, tendo em vista que os hackers estão cada vez mais encontrando brechas para invadir.
Fale com nosso especialista para conhecer as melhores soluções para a segurança de dados da sua empresa. Acompanhe também nossas redes sociais para se atualizar com novos conteúdos: Facebook, Instagram e Linkedin.