Ameaças cibernéticas em 2023
12 jan 2023

Um novo ano sempre traz renovados desafios, e na área de cibersegurança esse princípio não é diferente. Com a chegada de 2023, as empresas e os usuários em geral precisam estar ainda mais atentos para fortalecer as medidas e programas de segurança cibernética. Afinal, os invasores e cibercriminosos tendem a utilizar tecnologias mais avançadas para sofisticar seus métodos – na maioria das vezes, aproveitando fragilidades ou falhas de procedimentos para agir de forma indevida.
Conforme projeções da Netskope, fornecedora global de serviços de segurança cibernética, é preciso cuidados redobrados com o roubo de credenciais, os golpes nas redes sociais e a priorização dos investimentos em planos de redução de riscos.
Em relação ao roubo de credenciais, a previsão é de que os cibercriminosos irão além do simples phishing e começarão a incluir ataques de força bruta, roubo de token e ataques SSO. Dessa forma, as companhias precisam redobrar procedimentos de segurança com as aplicações de terceiros em nuvem em seus ambientes com acesso aos dados confidenciais, como resultado do acesso dinâmico concedido aos usuários finais.
Sobre os golpes nas redes sociais, um ambiente que sempre requer cuidados extras, em termos de cibersegurança, os riscos devem aumentar em razão das incertezas envolvendo empresas globais do segmento, com reformulações de equipes e demissões. Com isso, os cibercriminosos podem se aproveitar do momento de instabilidade, ocasionando aumento de phishing e golpes.
Mas o ponto de maior atenção é a crescente necessidade de planos quantificados de redução de riscos. Conforme as projeções de Netskope, os líderes devem buscar fortemente planos de redução de riscos de forma mais mensurável e baseados em dados. O desafio dos gestores será justificar os investimentos em cibersegurança, sem métricas arbitrárias.
Diante do contexto de crescentes ameaças à segurança de dados, será necessário aumentar o foco em evidências baseadas na experiência, impulsionadas por dados e resultados.
Com essas medidas, empresários e usuários poderão estar mais protegidos e ter, realmente, um Feliz 2023.
Conheça as soluções da Trust Control e tenha um 2023 mais tranquilo!
Fonte: https://ootimista.com.br/opiniao/ameacas-ciberneticas-em-2023/