Espionagem corporativa digital: entenda como concorrentes mal-intencionados podem tirar vantagens da sua empresa
15 dez 2021

A tecnologia proporcionou muitas vantagens para várias empresas, tendo em vista que muitas companhias, através de avanços tecnológicos, marcharam rumo ao sucesso com mais rapidez.
Entretanto, apesar da tecnologia ter proporcionado facilidades de comunicação e execução de atividades em ambientes virtuais, por exemplo, muitas brechas foram identificadas em muitas organizações, facilitando, assim, grandes espionagens.
Recentemente, um software malicioso e espião chamado Pegasus, criado e vendido por uma empresa Israelense, invadiu celulares, computadores e outros dispositivos de figuras importantes do meio político, com o objetivo de coletar todos os tipos de dados e obter vantagens sobre as vítimas.
E COMO ACONTECE A ESPIONAGEM CORPORATIVA DIGITAL?
A espionagem corporativa digital tem o objetivo de monitorar informações como mensagens sigilosas, estratégias de empresas, acesso a e-mails, conversas, arquivos, além de conseguir acionar a câmera e o microfone de um dispositivo.
Essa prática pode ser realizada por um invasor hacker individualmente, ou até mesmo por uma equipe concorrente de sua empresa, a fim de obter informações, para ganhar vantagens.
Existem algumas formas de invasões para espionar uma empresa, e algumas delas são:
- Envio de mensagens ou e-mails com links de promoções falsas, atraindo a vítima para clicar;
- Envio de e-mails de spam irritantes, fornecendo um link falso com a mensagem “Parar de receber esta mensagem”;
- Links falsos em sites, com conteúdo atrativo, como promoções falsas;
- A utilização do método Injeção de Rede, que é uma intercepção na conexão entre um computador e um site conhecido.
QUE VANTAGENS ESSES CONCORRENTES MAL-INTENCIONADOS PODEM TIRAR DA SUA EMPRESA?
Com métodos de espionagem muitas vezes utilizados por concorrentes mal-intencionados, algumas vantagens são garantidas a eles, para que fiquem à frente no mercado, se aproveitando de informações e estratégias da empresa que escolheram como vítima.
Com a espionagem corporativa digital, o espião consegue:
- Se beneficiar de informações sigilosas:
- Expor dados de clientes da empresa-alvo:
- Comprometer a credibilidade da empresa vítima do ataque:
- Deixar sua empresa para trás no mercado;
- Roubar planos estratégicos.
E COMO A ESPIONAGEM CORPORATIVA ATRAPALHA O CRESCIMENTO DA SUA EMPRESA?
Sua empresa, ao ser vítima de espionagem corporativa, pode ser exposta de forma que todos os dados e credenciais de funcionários e clientes sejam dominados por hackers, para serem vendidos para a concorrência.
Nesse contexto, com a grande exposição de dados, consequentemente sua empresa poderá perder clientes e, assim, perder a credibilidade no mercado, e os danos poderão ser incalculáveis, uma vez que não estarão cumprindo a LGPD.
De acordo com o que você leu, você deve ter percebido que a prática de espionagem corporativa digital tem muitas forças e pode destruir o seu negócio, caso não haja investimento em cibersegurança.
Para você entender mais sobre assuntos relacionados à cibersegurança, e ficar por dentro de mais conteúdos, acompanhe também nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.