Entenda como o uso da Inteligência Artificial pode evitar ataques virtuais
01 fev 2022As diferentes tecnologias surgidas nos últimos anos foram bem efetivas na questão de tornar nossas vidas mais fáceis. Um exemplo claro disso é a Inteligência Artificial. Com a pandemia da Covid-19, processos e serviços foram adaptados para o “novo normal”, dando um protagonismo maior ao online.
As reuniões que antes eram presenciais passaram a ser por videoconferência impulsionados pelo crescimento do home office. As entregas nas residências se tornaram sem contato entre entregadores e consumidores. Os aplicativos também ganharam mais espaço, com suas mais diversas funcionalidades. Já os e-commerces viram seus números saltarem diante do novo cenário econômico, com um crescimento de 31% no primeiro semestre de 2021.
No entanto, apesar de ser um aliado das pessoas e empresas, a tecnologia também tem o seu lado negativo, se não gerenciada da forma correta. Com o crescimento exponencial das ferramentas digitais, os ataques virtuais também entraram em evidência.
Neste texto, explicaremos o cenário dos ataques virtuais nos dias de hoje e como as Inteligências Artificiais podem auxiliar as empresas no combate aos crimes cibernéticos.
O aumento dos ataques virtuais
Os ataques virtuais se tornaram um desafio para a cibersegurança de empresas de diferentes frentes. Ao passo que as diversas soluções online entraram mais a fundo no cotidiano das corporações, os riscos para os crimes cibernéticos também foram ampliados.
Apenas no primeiro semestre de 2021, os crimes cibernéticos tiveram um aumento de 220%. Os dados foram informados pelo grupo Mz, empresa especializada em relações com investidores, com a informação sendo divulgada pela CNN. Conforme o relatório, os setores mais afetados foram os da energia elétrica e saúde.
Com o volume maior de funcionários trabalhando em regime remoto, se tornou mais difícil para as instituições terem o controle mais rígido em relação ao ciberespaço usado nessas ocasiões.
Além disso, os casos em relação a violações no mundo cibernético estão cada vez mais sofisticados e ofensivos. A explicação para isso se dá pelo fato dessas infrações serem causadas por inteligência artificial.
Novos modelos de crimes cibernéticos
Para entender melhor essa dinâmica, é preciso esquecer aquela velha figura do hacker solitário nos confins de uma sala escura. Com o passar dos tempos, esses criminosos se tornaram cada vez mais inteligentes e com os seus processos otimizados.
Com a ajuda de uma IA, esses infratores virtuais programam centenas de robôs que tem como finalidade atingir vários tipos de empresas. Essas máquinas são treinadas 24 horas por dia para descobrir o comportamento de seus usuários. Dessa forma, os ataques podem ser realizados de forma mais planejada.
O cenário requer que empresas pensem estrategicamente para combater esses tipos de ações. Sendo assim, os métodos antigamente usados não são mais eficientes para garantir a segurança das companhias.
Continue a leitura e descubra como a Inteligência Artificial pode auxiliar no combate aos ataques virtuais.
Inteligência Artificial: como a IA pode ajudar a evitar ataques virtuais?
Imagine a seguinte situação: para obter um antígeno usado em casos de picadas de cobras e outros animais peçonhentos, o primeiro passo é extrair o veneno desses animais com o intuito de criar o soro. A analogia pode ser estranha, mas o mesmo acontece com os ataques virtuais realizados por Inteligência Artificial.
Apenas a própria Inteligência Artificial pode combater e defender sua empresa desses tipos de ataques. Mas como seria esse processo?
Diferente de um antivírus, uma IA empregada em sua cibersegurança tem a capacidade de machine learning e deep learning. Isto é, ela possibilita uma análise mais comportamental e profunda de objetos estranhos que se aproximam do seu ciberespaço. Assim, temos a detecção em questão de segundos e, consequentemente, a eliminação mais rápida e efetiva de ameaças.
Partindo dessa visão, podemos concluir que o emprego das IA nas empresas demonstraram ser bem sucedidas, sendo mais uma forma de engrandecer a segurança do ciberespaço corporativo.
Procurando proteger sua cibersegurança com Inteligência Artificial? A Trust Control conta as melhores soluções para sua empresa. Para saber mais, fale com um dos nossos especialistas focados na proteção do seu negócio.