Como evitar ser vítima de Ransomware
07 set 2021

O artigo a seguir aborda uma questão muito comum nos dias de hoje: os ataques cibernéticos, em específico, aqueles causados por um malware popularmente conhecido como Ransomware. Você sabe, de fato, o que é?
Esse tipo de ameaça é potencialmente prejudicial, pois suas informações e seus dados, armazenados em seu computador, ficam bloqueados e apenas os cibercriminosos são capazes de liberá-lo. Esse desbloqueio é feito mediante pagamento em dinheiro ao criminoso. Acompanhe a leitura abaixo e saiba como evitar ser uma vítima de uma Ransomware:
O que é e como funciona o Ransomware?
O termo Ransomware vem do inglês, que significa “resgate” ou “refém” em português. Como o próprio termo sugere, trata-se de uma vertente de um malware que tem como objetivo bloquear totalmente os dados de seu computador, limitando certos tipos de execuções e ações, ou até mesmo bloquear o acesso total dele.
O malware foi desenvolvido praticamente para impedir e limitar o acesso dos dados e informações no computador de suas vítimas. Com isso, o cibercriminoso exige dinheiro em troca por uma senha, possibilitando assim, um novo acesso para o computador infectado.
Entenda o passo a passo de como o ransomware age:
Passo 1 – invade o dispositivo ganha o acesso;
Passo 2 – dependendo de sua variação, criptografa alguns arquivos importantes. Em boa parte dos ataques, também pode ser feita uma cópia dos dados com o objetivo de realizar extorsão posteriormente;
Passo 3 – solicita pagamento de resgate para liberação de senha para acesso aos dados e informações.
O acesso só é liberado quando a vítima realiza anonimamente o pagamento. Muitas empresas que possuem uma boa política de backup optam pelo não pagamento e, o atacante já tendo realizado uma cópia dos dados, sofrem com ameaças de divulgação destas informações.
Uma das formas mais eficazes de combater esse tipo de malware é investindo na segurança do seu ambiente, implantando as melhores práticas e controles tecnológicos, de processo e de pessoas.
Cuidados que você deve ter
Sabemos que todo tipo de cuidado e precaução é de grande importância, principalmente quando o assunto é a proteção de seus dados pessoais. Muitas empresas hoje em dia não adotam tais medidas de segurança, pois acreditam que nunca irão sofrer um ataque cibernético.
Para minimizar a chance que sua empresa não esteja entre as mencionadas acima, os especialistas da Trust Control separaram algumas dicas de ações imediatas que você deve realizar para minimizar as chances de ser uma vítima de ransomware.
Confira como você ou sua empresa deve agir:
- Crie inventários de sistemas e processos;
- Faça gestão de vulnerabilidade com frequência;
- Realize a criptografia de arquivos armazenando-os em back-ups;
- Realize a atualização de todos os programas e softwares usados;
- Previna-se utilizando excelentes softwares de antivírus, anti-ransomware e anti-malware (de preferência soluções de nova geração que não trabalham apenas utilizando base de assinaturas;
- Proteja sua rede com um firewall com políticas bem restritivas;
- Crie planos de ações em caso de um ataque;
- Adeque-se a Lei de Proteção de Dados – LGPD;
- Invista em segurança para Cloud Computing. Monitore seu ambiente em busca de indicadores de comprometimento – você já pode está sofrendo um ataque sem saber;
- Capacite seus colaboradores para evitar vulnerabilidades relacionadas ao fator humano.
Considerando que vivemos atualmente em uma era digital em que esses tipos de ataques tornam-se cada vez mais frequentes, é imprescindível adotar tais medidas para potencializar a segurança dos dados em sua empresa.
E você, já está adotando os cuidados abordados acima para você e para sua empresa? Enfatizamos que é extremamente importante estar alinhado a esses tipos de ações, pois trará mais confiabilidade e seguridade para você e seus clientes.
Interessou-se por esse assunto? Fale com o nosso time e evite também ser uma vítima desse grande vilão do mundo digital, clicando aqui. Acompanhe-nos também em nossas redes sociais e fique por dentro de todas as novidades e conteúdos: Facebook, Instagram e Linkedin.