Ataque a dispositivos IoT: como aumentar a segurança para esses tipos de tecnologia
18 dez 2021No primeiro semestre de 2021 ataques a dispositivos IoT (no inglês Internet of Things e em português Internet das Coisas) aumentaram 100%. Empresas como Amazon, Twitter, Spotify, Pay Pal, que são considerados grandes conglomerados de tecnologia e segurança cibernética, estavam entre as empresas afetadas.
Para esclarecer mais sobre ataques a dispositivos IoT e como isso pode afetar a sua empresa, continue a leitura deste artigo.
Qual o cenário das empresas em relação aos dispositivos IoT?
De acordo com o site Inside TI, cerca de 45% das empresas já têm algum tipo de implementação IoT e outros 26% estão planejando implantar algum dispositivo desse tipo futuramente.
No entanto, outro fator que se tem observado é que essas companhias não têm o conhecimento necessário para gerenciá-los, mesmo que o investimento nestas tecnologias sejam primordiais para a sobrevivência das organizações.
Para lidar e ajudar a eliminar esses obstáculos, a alternativa mais inteligente para as instituições nesses casos é adotar medidas de seguranças mais inteligentes e proativas. Isto é, as ações seriam impulsionadas pelo machine learning que seria uma mudança da mentalidade em relação a cibersegurança.
Com isso, teremos a identificação de cada instrumento que entra dentro das empresas com a finalidade de determinar quais não estão sendo protegidos e, assim, defendê-los de forma individualmente.
De que forma essas tecnologias podem afetar as empresas?
Como já visto, anteriormente, os dispositivos IoT estão cada vez mais presentes no mundo corporativo devido a sua praticidade e garantia de automação em diversos processos. Com a baixa segurança desses instrumentos, empresas estão cada vez mais suscetíveis a ataques de IoT. Isso porque uma vez que esses dispositivos são infectados, eles podem ser usados para roubar dados pessoais e corporativos.
Ainda conforme informações levantadas pelo site TI Inside, 76% das empresas garantem que a instalação de IoT é uma prioridade em suas demandas. No entanto, apenas 16% dessas instituições admitem que se sentem prontas para protegerem seus dispositivos IoT contra ataques cibernéticos. Nesse cenário, nunca foi tão primordial o aprimoramento para a segurança dessas tecnologias.
Ataques a dispositivos IoT: como sua empresa pode se proteger?
Para aumentar a cibersegurança da sua empresa contra ataques de dispositivos IoT, é necessário investir no fortalecimento de sua equipe de TI. Esse aprimoramento garantirá à sua infraestrutura de redes uma visibilidade maior do entra e sai, detectando facilmente os ataques que porventura possam acontecer.
Dessa forma, é possível monitorar os riscos dos dispositivos, detectar anomalias e aplicar políticas para fiscalização de ameaças. Outros modos de manter seus dispositivos da sua empresas seguras são:
- Alterar senhas pré-definidas com letras maiúsculas, minúsculas, símbolos e números;
- Reiniciar um dispositivo assim que ele começar a agir estranho pode facilitar a eliminação do malware;
- Verificar práticas de cibersegurança que garantirão mais proteção a dispositivos IoT;
- Instalação de firmwares atualizados.
Como você viu neste artigo, manter a segurança cibernética contra ataques de dispositivos IoT é um fator importante para um maior bem-estar da sua empresa e seus clientes.
A Trust Control mantém uma equipe multidisciplinar com analistas altamente capacitados para atuar em soluções avançadas de segurança, detecção e resposta a incidentes de segurança da informação
Entre em contato conosco e saiba mais sobre nossas soluções em segurança da informação.