7 Passos Para Uma Gestão De Vulnerabilidades Eficiente
15 dez 2021A cibersegurança, a cada dia que passa, tem sido um setor que tem recebido muita atenção dentro das empresas, devido ao grande número de poderosos ataques virtuais, comprometendo, assim, a proteção de dados e informações nas organizações, além de gerar parada da operação e em alguns casos até a descontinuidade dos negócios.
Como você já deve saber, além de dados e informações serem expostos devido aos ataques de hackers, as empresas, por sua vez, são multadas em até milhões de reais, a depender dos danos causados por esses ciberataques.
A fim de evitar multas, exposições, roubos e compartilhamento de informações e dados valiosos, torna-se muito necessária, dentro de uma empresa, uma gestão de vulnerabilidades eficiente, de forma que os problemas sejam detectados e corrigidos de forma contínua e organizada.
Continue a leitura, e veja os 07 passos para que sua empresa possa agir de forma eficiente na gestão de vulnerabilidades.
07 PASSOS PARA SUA EMPRESA AGIR COM EFICIÊNCIA NA GESTÃO DE VULNERABILIDADES
-
Planejamento do processo
Antes de tudo e de qualquer decisão, sua empresa precisa entender e planejar as estratégias que irá seguir para que a gestão de vulnerabilidades seja realizada de forma competente.
Para isso, é de extrema importância que sua organização analise o número de funcionários, dispositivos, infraestrutura e os possíveis riscos que comprometam a cibersegurança.
Além disso, é interessante também que haja um mapeamento dos locais nos quais se encontram os dados de clientes e funcionários, a fim de se ter conhecimento sobre as medidas já tomadas.
Juntamente com tudo isso, além do processo ser definido, a escolha de profissionais qualificados e melhores ferramentas para ajudar na gestão, devem ser levadas em consideração tendo em vista que são necessários para que haja uma boa gestão de vulnerabilidades.
-
Mapeamento de riscos
Depois que todos processos e os responsáveis são definidos, os riscos devem ser mapeados, a fim de que se façam buscas pelas possíveis falhas no ambiente..
Deve haver uma análise e um levantamento de todos os riscos identificados, para que assim sejam tomadas medidas para minimizar ou mitigar os possíveis impactos..
Lembrando que é de grande importância que o mapeamento do ambiente de sua empresa seja feito, pelo menos, de forma bimestral, para que assim a segurança de dados seja realizada de forma mais eficiente, podendo abrangência ser maior a cada ciclo.
-
Análise e priorização de riscos
Uma vez que o ambiente de sua empresa é mapeado, bem como o levantamento dos riscos possíveis, é preciso que seja feita uma análise, a fim de tomar decisões para os próximos passos.
Quando os riscos de ciberataques são conhecidos pela gestão, é necessário focar em qual será primeiramente coibido.
Para que essa etapa tenha sucesso, é muito importante analisar e priorizar a mitigação dos riscos que podem causar maior impacto para o ambiente.
-
Produção de relatórios
A produção de relatórios a respeito de cada etapa do processo de identificação e solução das vulnerabilidades no ambiente virtual torna-se necessário para que seja possível verificar os resultados obtidos, a fim de que as estratégias sejam melhoradas e/ou aproveitadas, a depender de cada resultado.
Saber se o processo deu certo ou não é muito importante para saber se as estratégias utilizadas serviram ou não, para que, assim, possíveis ameaças futuras possam ser detectadas de forma mais eficiente, fazendo com que sua empresa esteja preparada para outros impactos.
-
Solução de vulnerabilidades
Assim que a análise de processos, priorização e mapeamento de riscos e vulnerabilidades na cibersegurança é feita, a solução para essas falhas deve ser realizada.
Para isso, sua empresa e/ou equipe precisa implementar os controles que reduzem os seus maiores riscos, executando um plano de ação factível.
-
Métricas
Medir os resultados de todo o processo de gestão de vulnerabilidade de sua empresa é muito importante para maximizar a segurança de dados e informações.
Saber se a priorização deu certo, se as estratégias foram as mais adequadas, se as ações trouxeram resultados positivos, bem como o tempo de duração de cada etapa é imprescindível para que sua empresa saiba sobre todo o desenvolvimento da gestão de vulnerabilidades.
Por exemplo, se uma etapa for muito demorada, sua empresa pode correr maiores riscos e mais brechas poderão ser abertas, por esse motivo é necessária a aplicação de ferramentas que mensuram os resultados obtidos em cada processo.
-
Treinamento de equipes
Deve ser de seu conhecimento que as falhas na cibersegurança podem ser ocasionadas, também, por erros humanos, e não somente por problemas no próprio sistema.
Nesse caso, é muito importante que toda e equipe da empresa, seja qual for o setor, esteja ciente da importância da segurança de dados e de uma boa gestão de vulnerabilidades. Ou seja, é preciso que haja engajamento e orientações a respeito do uso de equipamentos, softwares e de outras ferramentas.
Como você viu e já sabe, ter uma boa prática de gestão de vulnerabilidades é crucial para o sucesso de uma empresa. Saiba mais, acompanhando nossas redes sociais, para ficar sempre atualizado sobre novos conteúdos Facebook, Instagram e Linkedin.