6 impactos a longo prazo de uma violação de dados para a sua empresa
28 dez 2021A transformação digital é uma realidade que vem revolucionando o mundo empresarial. A busca por atividades otimizadas, mais conectividade, bem como a interação e uso de novas ferramentas tecnológicas para a comunicação, têm sido um dos principais objetivos para a esfera dos negócios.
À medida que essa revolução digital cresce no mundo corporativo, surgem também outras demandas. Uma delas é a grande preocupação com a segurança de dados e informações de colaboradores e clientes.
A implementação de uma Política de Segurança é considerada um dos pilares principais para garantir a integridade da sua empresa. Entretanto, quando há falhas na segurança digital e dados são violados, a intensidade de impactos a longo prazo poderá trazer prejuízos para o seu negócio.
De quais formas pode ocorrer a violação de dados?
À proporção que a tecnologia avança, novas estratégias dentro do meio virtual também são criadas. São vários os caminhos que um hacker pode fazer para conseguir dados e informações que precisa. Além disso, esses meios estão crescendo e ficando cada vez mais sofisticados.
A cada dia que passa, esses infratores digitais encontram, gradativamente, brechas nos sistemas de proteção das empresas para aplicarem suas estratégias e roubar dados e informações, seja de colaboradores ou clientes.
As invasões e o sequestro de dados podem ocorrer através do envio de e-mails com links maliciosos e arquivos corrompidos. Sendo assim, os hackers podem aproveitar sistemas desatualizados para se infiltrar nas redes corporativas a fim de roubar, violar e expor dados confidenciais.
O ataque Ransomware, por exemplo, famoso crime virtual muito utilizado pelos criminosos durante a pandemia, faz a criptografia de dados armazenados em computadores e servidores, deixando-os inacessíveis e permitindo o resgate apenas mediante ao pagamento de algum valor.
A seguir, você pode conferir os impactos a longo prazo de uma violação de dados.
6 impactos a longo prazo de uma violação de dados
O roubo, a exposição e a violação de dados geram grandes prejuízos para empresas que não investem no segmento da segurança da informação. Confira abaixo alguns impactos que seu negócio pode sofrer caso não tenha políticas de combate à violação de dados.
1. Indisponibilidade de serviços
Devido à dependência que as empresas têm com os sistemas on-line para a realização de suas atividades, a entrada de malwares dentro de uma cadeia de comunicação impede que os processos e/ou demandas sejam executados.
Sendo assim, os recursos que precisam ser utilizados para o oferecimento de algum serviço ficam indisponíveis devido aos ataques de hackers. Nesse caso, as atividades são interrompidas, o que pode atrasar entregas ou perda de produtividade da equipe colaboradora. A consequência final disso é a grande insatisfação dos consumidores com a paralisação dos serviços aos quais precisam.
2. Pouca produtividade
Uma vez que dados são violados, os colaboradores da sua empresa podem ter dificuldades para acessar sistemas, plataformas ou até ferramentas, gerando, assim, uma interrupção da produtividade.
Assim, um comércio pode ter suas vendas paradas, um banco pode reduzir a realização de operações e soluções para seus clientes, além de vários outros segmentos que também deixam de produzir devido a essas falhas de disponibilização de dados.
3. Prejuízos financeiros
A violação de dados é um verdadeiro efeito dominó. Uma vez que há a paralisação das atividades e consequentemente da produtividade da equipe, torna-se urgente o resgate de dados para que as atividades possam continuar.
Geralmente, os invasores pedem dinheiro em troca da liberação dos dados roubados por eles. Sendo assim, a empresa tem enormes prejuízos, pois os valores pedidos são comumente bem altos, podendo comprometer o orçamento do seu negócio. Além disso, o vazamento pode acarretar problemas com a LGPD e gerar grandes multas que poderão desestabilizar o financeiro da empresa.
4. Perda de confiança de usuários e clientes
Quando os dados de usuários ou clientes são roubados ou violados, o acesso aos sistemas fica interrompido. Consequentemente, quem é consumidor não consegue ter boas experiências na hora de optar pelos serviços ou produtos que precisam.
No momento em que os clientes não conseguem utilizar os serviços dos quais necessitam, passam a não confiar mais na empresa integralmente. Alguns até tentam migrar para outra que melhor o satisfaça.
5. Baixa reputação da empresa pela violação de dados
Como dito no tópico anterior a esse, usuários que não conseguem utilizar os serviços que precisam tendem a perder a confiança. Essa situação resulta em grandes insatisfações, e a empresa pode ser mal vista e ter sua reputação no mercado de atuação muito afetada.
6. Encerramento de atividades
Como já mencionamos, a interrupção de atividades é algo bem comum de acontecer quando há invasão de hackers. Muitas vezes, o encerramento das atividades pode se dar de forma completa, caso não se invista em soluções eficazes para resgatar as operações do sistema.
Agir preventivamente é imprescindível para que se evite possíveis falhas nos sistemas, roubo, exposição ou violação de dados. Quanto mais cedo sua empresa estiver preparada para saber identificar situações vulneráveis para ataques de hackers, melhor desempenho e nome no mercado ela terá, uma vez que as atividades não serão prejudicadas.
É importante saber que investir em cibersegurança não quer dizer que seu negócio nunca poderá sofrer algum ataque virtual. Quando há o investimento nesse setor, mais rapidamente pontos vulneráveis de ciberataques serão identificados e outros receberão soluções preventivas, para que o sistema tenha condições de lidar com possíveis ameaças.
Quer acompanhar mais os nossos assuntos? Então acompanhe também nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Linkedin.