5 pilares essenciais da segurança da informação nas empresas
15 dez 2021A segurança de dados tem sido, cada vez mais, uma pauta importante dentro de empresas que buscam crescimento, tendo em vista que o mercado tem exigido ações de segurança efetivas não apenas presenciais, como também virtuais. A vida moderna faz com que as pessoas e os empreendimentos tenham a necessidade de estarem cada vez mais conectados às redes, tornando-as mais vulneráveis a ataques de hackers, quando não orientados para essa questão.
Garantir um aumento na segurança de dados de clientes, funcionários, produtos, serviços e estratégias de um negócio é um investimento significativo, uma vez que a preservação dessas informações contribui consideravelmente para uma boa fidelização, credibilidade e sucesso.
Diante disso, a parceria com uma empresa especializada em segurança de dados é crucial para o sucesso do seu empreendimento. Entretanto, para que a preservação de informações ocorra, é necessário que o planejamento de cibersegurança seja baseado em cinco pilares.
Continue a leitura, e conheça os 05 pilares nos quais a segurança de dados se baseia.
CONHEÇA OS 05 PILARES ESSENCIAIS DA SEGURANÇA DE DADOS PARA A SUA EMPRESA
-
Confidencialidade
A confidencialidade, primeiro pilar da cibersegurança, tem o objetivo de garantir que dados, credenciais e outras informações da sua empresa sejam protegidos, para que, dessa forma, a privacidade seja assegurada e esteja em conformidade com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais).
A fim de que seu negócio garanta a preservação desses dados, tornam-se necessárias algumas medidas de proteção, como atualizações de softwares, antivírus, entre outros.
-
Integridade
Preservar dados e informações de forma íntegra é o segundo pilar essencial para a cibersegurança. Nesse contexto, a integridade na segurança de informação remete-se à proteção de dados da sua empresa durante todas as ações e seus períodos.
Muitas vezes, as empresas deixam a desejar quanto à integridade na segurança de dados e isso as torna mais suscetíveis a ataques cibernéticos, comprometendo seu sucesso e credibilidade. Por esse motivo, é preciso que exista um investimento contínuo em técnicas de controle e proteção de sistemas, redes e dispositivos.
3. Disponibilidade
Além da garantia de proteção de dados da sua empresa, as informações precisam estar disponíveis para o acesso a qualquer momento pelo usuários e/ou pessoas autorizadas.
Sendo assim, é preciso salientar que invasões cibernéticas desestabilizam sistemas e interrompem os serviços da sua empresa, prejudicando a disponibilidade de suas atividades.
Por esse motivo, especialistas em segurança de dados têm como objetivo maximizar a proteção de sistemas, redes e dispositivos, para que, assim, a disponibilidade seja assegurada.
4. Autenticidade
A utilização de senhas fortes é um mecanismo de garantia de segurança, uma vez que o acesso a determinadas informações coleta dados de login e senhas escolhidas.
Entretanto, a autenticidade de senhas, bem como, por exemplo, uso de criptografias e biometria, também maximiza a segurança de dados da sua empresa. Por esse motivo, a utilização de diferentes técnicas de autenticação deixam o ambiente da sua empresa mais seguro.
5. Legalidade
Por último e, claro, não menos importante, está a Legalidade, pilar essencial para uma Política de Segurança de Dados da sua empresa.
Em outras palavras, a proteção de dados e informações dentro de uma organização deve estar adequada à Lei de Proteção de Dados (LGPD), em vigor desde agosto de 2020, que atua de forma rigorosa dentro das empresas, para que sejam evitados maiores danos e interrupções de operações dentro do seu negócio.
Agora que você já conhece os pilares essenciais para a segurança de dados da sua empresa, provavelmente você deve saber que maximizar essaproteção faz parte de todo um processo, seja na hora de tomar as decisões ou definir estratégias de segurança. Fale com nosso especialista para conhecer as melhores soluções para a segurança de dados da sua empresa. Acompanhe também nossas redes sociais para se atualizar com novos conteúdos: Facebook, Instagram e Linkedin.